terça-feira, 26 de maio de 2015

7 Motivos para você ter medo de baratas

1- As baratas caseiras não têm nenhum papel na cadeia ecológica:
Não precisa ter dó de dar aquela chinelada: aqueles monstrengos que vez ou outra aparecem na sua casa para comer restos de comida e disseminar o pânico não têm nenhuma função nobre no equilíbrio da natureza – são só uma praga, e ainda carregam doenças. Mas as que vivem na natureza são importantes, já que contribuem para a reciclagem do material orgânico e servem de alimento para vários predadores.

2- Barata andando pela casa durante o dia não é bom sinal:
As baratas não dormem, mas sabem que é hora de se recolher quando percebem a claridade e só saem quando escurece. Dentro das casas, a hora de ficar quieta no seu canto é enquanto o homem está ativo, oferecendo mais riscos a ela. Então, se você tiver um infeliz encontro diurno com o bicho, fique atento. Baratas em atividade durante o dia indicam que a população está muito alta e não há esconderijos para todas.

3- Elas têm pelinhos no traseiro que lhes dão informações detalhadas sobre o inimigo:
Você que já tentou matá-las sabe: o bicho é rápido e tem um baita reflexo. Isso se deve em boa parte a dois pelinhos que a barata tem no traseiro, chamados cercis. Eles são capazes de perceber movimentos sutis do ar e lhe permitem obter informações sobre possíveis ameaças, como localização, tamanho e velocidade. Além disso, elas enxergam muito bem, mesmo quando não há luz, e seus ouvidos são capazes de detectar até os passos de outra barata.

4- Elas podem roer os seus lábios enquanto você dorme – e deixam ali microrganismos que causam doenças:
Esta é para você nunca mais dormir tranquilamente: as baratas têm o hábito horroroso de roer os lábios das pessoas durante o sono para pegar partículas de alimentos. Isso é ainda pior se considerarmos que os bichos podem carregar a bactéria da peste, da febre tifóide, da cólera, o vírus da poliomielite, de um tipo de herpes e ainda podem transmitir vários tipos de conjuntivite. Escova de dente, para que te quero!

5- Elas têm uma capacidade incrível de se multiplicar e os ovos vingam mesmo quando a mãe morre:
Sabe aquela gosma branca nojenta que explode quando você esmaga a barata? Aquilo é gordura e contém as reservas de nutrientes que vão alimentar as células do inseto quando faltar comida. Ali também existem algumas dezenas de ovos, que podem vingar mesmo depois que a mãe morre. A capacidade de reprodução das baratas é incrível: em 150 dias de vida, uma única fêmea consegue botar cerca de 320 baratinhas no mundo.

6- As baratas conseguem viver vários dias sem cabeça:
Além de conseguir ficar até um mês sem se alimentar, o inseto ainda é capaz de sobreviver por vários dias sem a cabeça. É que suas principais estruturas vitais ficam espalhadas pelo abdômen e, nesses casos, um gânglio nervoso no tórax passa a coordenar os seus movimentos, permitindo que fujam das ameaças. Como seu corpo tem um revestimento de células sensíveis à luz, ela ainda pode localizar e correr para as sombras. Qual a forma mais eficaz de matá-las, então? Anote: aerossóis e outros produtos na forma líquida são eficientes contra a barata de esgoto (Periplaneta americana); para matar a barata de cozinha (Blattella germanica), as formulações gel são as mais indicadas.

7- Para fugir delas, só correndo para as calotas polares:
Apenas 1% das mais de 4 mil espécies são caseiras. As outras vivem na natureza, e são tão danadas que conseguem viver em quase todos os ambientes naturais, de desertos a florestas tropicais. A sua grande barreira ecológica é o frio intenso, mas nem adianta fugir para a Noruega ou a Finlândia: elas aparecerão em versões minúsculas e vão querer se aquecer no quentinho da sua casa nórdica. A única solução é correr para as calotas polares.
fonte

45 comentários:

  1. Olá !!!

    Nossa eu já tinha pavor de baratas, agora então !!
    Todos os tópicos são impressionantes, mas fiquei horrorizada com o fato de que elas roem nosso lábios para pegar alimentos !!!! Que medo !
    Bem esclarecedor seu post !
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  2. sil acredite
    eu naum preciso nem um motivo
    pra naum gostar destas horrorosas
    q tem pelim bem ali kkkkkkkkkkkk

    bjo grande

    ResponderExcluir
  3. Eu ODEIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    Eu tenho NOJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    Eu não preciso de 7 motivos para
    entrar em panico.

    Diegoooooo!!!!!! somente a calota polar
    poderá nos librar dela. Olha, não podemos
    nunca e jamais dormir mais sossegados!

    sniffffffffffffffffffff

    (obs.: Diego é a pessoa que tem mais horror
    de baratas aqui no dihitt ANTES de mim!

    ResponderExcluir
  4. Olá Silvana!!

    A informação é sempre importante, pois crianças que costumam dormir sem escovar os dentes, correm o risco com certeza da lambida da dita cuja, pela sensibilidade elas sentem de longe o cheirinho do alimento que fica. Mas, pela manhã com certeza saberá, pois fica um vermelho na boca, e por incrível que pareça no formato aparente da cabeça da dita. Minha nossa coisinha tão pequena e tão asquerosa!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante essa postagem. Nunca acordei com vermelhidão nos lábios, mas uma vez na casa da praia, eu dormia no colchão que estava no chão mesmo e uma dessas estava passeando no meu rosto rsrsr.

    Não consegui voltar a dormir naquela noite.

    ResponderExcluir
  6. Tenho verdadeiro horror desse bichinho! Viro uma franga quando vejo uma!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post .
    Baratas são animais hostis, agressivas e extremamente malvadas . Quem aqui nunca foi atacado por uma barata, quando ela voou diretamente na sua cara ou outra parte do seu corpo, pelos simples prazer de ver seu desespero estampado na sua cara . Aposto que todo mundo já por isso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk!verdad verdadeira!paresse q as baratas gostan de nos ver em panico!
      uma vez,eu tava sentada na mesa do computador e uma barata subiu nas minhas costas q eu nen vi !
      ai meu irmao bateu nas minhas costas e a barata desseu pro meu BUMBUM!
      nossa mais eu gritei tanto tanto,q a barata fugiu de tanto q eu gritei!
      nunca vou esquecer!...

      Excluir
  8. aaaaaah, que nooooojo =(((
    nunca mais vou dormir tranquila..
    D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que durmo com mosquiteiro. Faça o mesmo

      Excluir
    2. eu durmo de mosqueteiro,mas quando tem uma no lado de fora do mosqueteiro eu não consigo dormir,pois fico pensando que ela vai nos meus pés e entrar na minha boca aaaaaaa

      Excluir
  9. Minha mãe me botava medo e falava que se eu não escovasse o dente direito a barata "lambia minha boca de noite" e tinha um moleque vizinho meu que tinha um machucado na boca e ela falava que era por isso (acho que era malformação mesmo), mas conseguiu me sensibilizar hahaha.. pior agora descobrir que ela tinha razão!

    ResponderExcluir
  10. O pior foi quando eu fui enxugar a mão no banheiro e veio uma direta em cima de mim, nunca mais esqueço a sensação dos pêlos passando por minha pele.

    Malditas...

    ResponderExcluir
  11. Um jeito eficiente de matar é jogar detergente (de preferência sem cor pra não tingir sua casa toda), muito detergente nela, mesmo se fugir vai morrer depois.

    ResponderExcluir
  12. Eu ja beijei coisa pior, um selinho de barata nem é tão ruim ;x

    ResponderExcluir
  13. Eu as pintava de prata com spray toda vez que chegava em casa e na garagem avistava uma,pegava o spray e deixava o neguinha toda prata...hahahah

    ResponderExcluir
  14. vcs nao sabem nada, melhor mesmo é comer elas. sao boas e tem muitos nutrientes

    ResponderExcluir
  15. Nussa eu ouvi a mema coisa da minha Prof Flavia sabe hoje ela deu aula de Interpretação de texto ela é legal e eu morro de nojo de barata e lesma UIIIIIIII que nojo falando em lesma tem uma na sala agorinha to sozinha em casa AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH !!!!!!

    ResponderExcluir
  16. E o dia que uma barata caiu em cima da minha cabeça fiz de tudo pra sai do meu cabelo ela saiu correndo pra sala e eu mudei de sófa
    rsrsrsrs ai credo nunca me esqueço daquele dia foi em 2009 faiz tempo já em ....
    Bjusss gente

    ResponderExcluir
  17. O texto no geral é muito bom. Mas sou biólogo protetor das baratas, então não posso deixar de me pronunciar. As baratas têm sim um papel ecológico muito importante. Como foi dito, elas são as principais responsáveis pela degradação do lixo urbano. Ou seja, sem elas nosso solo, atmosfera e aguas, limnicas ou não, estariam de uma forma que doenças se alastariam pandêmicamente. Ou seja, na natureza, as baratas tem um papel fundamental para o controle do meio ambiente. Outra ressalva, as baratas têm sim mecanismos de sensibilidade e uma audiçao muito boa, mas possuem péssimo senso de direção além de que não possuem visão de reflexo, como a nossa, e sim um sistema de fotosensibilidade. Ou seja, elas percebem a luz e a escuridão. Se movimentam pelo cheiro e seguem geralmente em lugares umidos e escuros. E para quem quiser matar uma barata, saiba que é um assassinato horrivel, pois elas possuem sistema nervoso completo e sentem cada dor que lhes é infringida. Nao sei quanto a vcs, mas eu não gostaria de ser esmagado... acho que realmente doeria. Ah, detalhe, as baratas sempre sabem onde estamos, pois fazemos muito barulho e temos um cheiro fortissimo, nem por isso elas "atacam". Elas tem medo da gente (o que não é para menos, sendo que conseguimos esmaga-las com nosso dedo mindinho). FikDik Insetos também tem direito de viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CADA LOUCO COM A SUA LOUCURA!
      POR FAVOR... MATEM TODAS ESSAS BICHAS NOJENTAS!!!

      Excluir
    2. Eu ultimamente começei a ter compaixão das baratas exatamente pelo motivo delas sentirem dor

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Stelemgado... Pois é, eu sempre tento pesquisar sobre o papel de cada inseto no nosso ecossistema, e é isso aí... Como vegana, acho bem importante e interessante saber essas coisas... pois além dos animais mamíferos, onívoros, etc., Também temos os insetos, né... E agora que tenho certeza que elas têm sistema nervoso e que sentem dor... Nossa. Minha casa fica bem perto da natureza, tem muitas árvores, aqueles "miquinhos"... De vez em quando vem um pica-pau aqui no pé de jamelão...rs Aqui em casa não tem aquelas baratas caseiras... Vez ou outra aparecem aquelas grandonas, e eu acredito que elas devem ter entrado sem querer, sabe? Mas que não conseguem encontrar a saída... 😐 Fico com uma pena de matar... Mas também não consigo pegar e colocar pra fora de casa, ainda viva. É bem difícil e não consigo fazer isso ainda. Triste. Gostei do seu comentário.

      Excluir
  18. Exterminador que odeia barata!19 de novembro de 2011 às 07:31

    Defensor de baratas... Só faltava essa... Leva todas pra sua casa então e não deixe elas sairem de lá!

    As espécies de baratas que vivem na nossa casa são PRAGAS URBANAS, que podem transmitir doenças e realmente não tem função nenhuma na cadeia ecologia, AS CASEIRAS, o texto é bem claro nisso.

    Mas a pérola do seu comentário foi essa frase:

    "Ou seja, sem elas nosso solo, atmosfera e aguas, limnicas ou não, estariam de uma forma que doenças se alastariam pandêmicamente."

    Meu, como vc se diz biólogo e não tem vergonha de falar uma asneira dessa?! De onde vc tirou fundamentos pra dizer que uma praga urbana é responsável por conter as doenças que se "alastrariam pandemicamente" em nosso planeta?! Deve ser formado em uma pagou-passou da vida onde se compra o diploma... Desse jeito vc envergonha a classe...

    Não esqueça que as bactérias (que existe na natureza em um número incontável) cumprem muito bem sua função, também de agente decompositor, sendo que as baratas caseiras podem ser totalmente dispensáveis.

    Por último:Morte as baratas caseiras!

    ResponderExcluir
  19. Nossaa eu grito tantao quando vejo uma,q até meu filho de 3 anos entra em pânico...A pior parte pra mim e quando meu esposo não esta em casa(pois ele q mata) e aparece a maldita,q ódioo...Eu cheia de medo e gritando mto, pego a vassoura e lasco em cima da desgraçada,mas por incrível q pareça a vassoura se quebrae a maldita ainda sai sem um ferimento...Mas eu não desistoo e msmo cm os meus gritos continuoo tacando o resto da vassoura até matá-la é uma tortura pra mim...Aff! elas são bichos peçonhentos não tm cm ve-las transitando em sua casa e colocar um tapete vermelho as convidandos a permanecer em sua casa né...Pelo amor de Deus eu heim!!

    ResponderExcluir
  20. Não gosto de barata na minha casa, mas tb não mato, jogo na rua... Cada um sabe oque faz, quando também partir desse mundo, se é que existe céu e inferno, acredito que cada ser vivo q vc fez sofrer ou matou é um pontinho a mais para ir lá para baixo.

    ResponderExcluir
  21. Todo mundo fala, mas ninguem disse como acabar com elas. Por favor me ajudem!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Eu vou procurar ajuda de um médico já que eu tenho fobia, ontem tive um ataque chorei muito, entreeei em panico me tremia, senti enfraquecer minhas pernas, chorava q nem louca e quase me atirei da janela, se nao fosse um rapaz q passava na rua para ''escalar'' minha janela e entrar no meu quarto pra matar eu tinha morrido la dentro ou me atirado!
    A sensação de terror é indescritível!!!! Eu sou aterrorizada por essas malditas....
    Preciso de ajuda e essas pestes nem deveriam existir...só de ver fotos ja tenho vontade de chorar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem terapia para tratamento de traumas. Mas a questão é: E se vc trata o trauma e ele volta voando pela janela do seu quarto?!



      Excluir
  23. As baratas dormem sim! Pode pesquisar :/

    ResponderExcluir
  24. cara, eu tenho pavor de barata mano.
    eu tenho horror, porque essas pestes essas pragas existem?
    que droga! ;@@@@@@@@

    ResponderExcluir
  25. Nossa, eu comecei a chorar quando li a 4. Nossa, o mundo está cheio dessa praga quase imortal!

    ResponderExcluir
  26. ¬¬ Tenho que parar de pesquisar assunto desse tipo, porque só saiu traumatizado.

    ResponderExcluir
  27. Aos que tem medo de barata, e quer mata-la sem chegar muito perto, é necessário aquele sprayzinho que você coloca amaciante de passar roupa, Coloca um pouco de Detergente de lavar louça,se quiser mais liquido coloque um pouco de água e mistura bem e pronto Veneno caseiro que mata instantaneamente essas criaturas nojentas, As baratas respiram pelo abdómen e o detergente tampa as vias respiratória do inseto matando-as por Asfixia, mesmo que elas fujam elas vão morrer, acho melhor porque elas morrem depois de 5 segundos e instantâneo.

    ResponderExcluir
  28. meu nuggas eu tenho minha GLock e só preciso de ver uma para esvaziar meu pente

    ResponderExcluir
  29. Eu já tinha insônia, fiquei mega feliz em saber que elas andam na nossa boca quando dormimos; agora não durmo nunca mais.. eu tenho horror a esse bicho, Deus é mais 😭😭

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo carinho do comentário.
Volte sempre!
Silvana Marmo