sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dá para dizer se o cara é gay ou não com uma sílaba?


Duas notas, maestro!
Parece que dá sim. Cuidado aí, pessoal do armário. Você não precisa sair por aí gritando “eu sou gay” – uma sílaba pode ser o suficiente para acabar com o segredo.


O pesquisador norte-americano Eric Tracy, da Universidade de Ohio (EUA), gravou as vozes de 36 homens (alguns hétero, outros homossexuais) pronunciando palavras como “mass” (massa) e “food” (comida) – todas propositalmente monossilábicas, para que o julgamento alheio que viria em seguida fosse bem imediato mesmo. Então, colocou voluntários para ouvir às gravações, com a missão de identificar a orientação sexual dos donos das vozes.
Primeiro, eles ouviram as palavras inteiras. Em uma escala que ia de 1 (totalmente hétero) a 7 (muito gay), os voluntários deram às vozes dos homossexuais uma “pontuação” média de 4,42, versus 3,45 às dos heterossexuais.
Ok, identificaram bem, até. E se eles ouvissem só uma sílaba, em vez da palavra inteira? Será que a capacidade de identificar quem era gay ou não diminuiria? Nada disso: mesmo quando os voluntários ouviram o som de apenas as primeiras duas letras (“ma”, no lugar de “mass”, por exemplo), a precisão do julgamento foi de 75%.
De acordo com o estudo, essa facilidade toda é culpa das vogais. A pronúncia dos gays, no caso, tende a ser mais “forte” e “larga”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo carinho do comentário.
Volte sempre!
Silvana Marmo