sexta-feira, 4 de março de 2011

Quais os 10 mandamentos para cada religião?

De acordo com a tradição judaico-cristã, os 10 mandamentos foram escritos por Deus em duas lajes de pedra entregues a Moisés no topo do monte Sinai. O Senhor não escreveu em linhas tortas, mas quase: o texto original está em hebraico clássico, idioma sem pontuação nem divisões rígidas entre as frases. Cabe ao tradutor decidir onde as sentenças começam e terminam, daí a origem das diferentes versões para cada religião.
Na própria Bíblia, os 10 mandamentos aparecem de forma ligeiramente diferente (confira em Êxodo 20:2-17 e Deuteronômio 5:6-21). Mas a confusão intencional não provoca diferença significativa: o conteúdo é reagrupado, mas mantém as idéias originais.

Perdidos na tradução
As reinterpretações dos 10 mandamentos ao longo da história
Judaísmo - século 10 a.C.
1. Eu sou o Senhor teu Deus
2. Não ter outros deuses. Não adorar ídolos
3. Não usar o nome de Deus em vão
4. Manter sagrado o dia do senhor
5. Honrar pai e mãe
6. Não assassinar
7. Não cometer adultério
8. Não roubar
9. Não prestar falso testemunho
10. Não cobiçar a casa do próximo. Não cobiçar a mulher do próximo

Ortodoxos - século 11 d.C.
1. Eu sou o Senhor teu Deus. Não ter outros deuses
2. Não adorar ídolos
3. Não usar o nome de Deus em vão
4. Manter sagrado o dia do senhor
5. Honrar pai e mãe
6. Não assassinar
7. Não cometer adultério
8. Não roubar
9. Não prestar falso testemunho
10. Não cobiçar a casa do próximo. Não cobiçar a mulher do próximo

Católicos - século 4 d.C.
1. Eu sou o Senhor teu Deus. Não ter outros deuses. Não adorar ídolos
2. Não usar o nome de Deus em vão
3. Manter sagrado o dia do senhor
4. Honrar pai e mãe
5. Não assassinar
6. Não cometer adultério
7. Não roubar
8. Não prestar falso testemunho
9. Não cobiçar a casa do próximo
10. Não cobiçar a mulher do próximo

Protestantes - século 16 d.C.
Introdução - Eu sou o Senhor teu Deus
1. Não ter outros deuses
2. Não adorar ídolos
3. Não usar o nome de Deus em vão
4. Manter sagrado o dia do senhor
5. Honrar pai e mãe
6. Não assassinar
7. Não cometer adultério
8 Não roubar
9. Não prestar falso testemunho
10. Não cobiçar a casa do próximo. Não cobiçar a mulher do próximo
fonte

18 comentários:

  1. Nossa maior hipocrisia do mundo é a Igreja Católica adotar o mandamento sobre não adorar ídolos ._.

    ResponderExcluir
  2. "Anônimo",
    Ai ai. Até quando nós, católicos, vamos ter que responder a esta falsa acusação de que adoramos ídolos? É só isso que as igrejas evangélicas sabem ensinar? Que pena.
    Não temos ídolos ou adoramos imagens, mas gostamos muito de nos lembrar das grandes pessoas que passaram nesta terra e deixaram sua marca (os Santos, Maria...). Foram grandes santos, assim como você e eu deveríamos ser.

    ResponderExcluir
  3. só vc então. pois conheço muitos catolicos que fazem promessas e pedem milagres para ESTATUAS!

    ResponderExcluir
  4. Queridos toda imagem, todo artificio em que você tem que ver e protrar diante dela é adoração a ídlos. E não fique acusando os evangelicos que critica que fala estão todos no mesmo barco, porque tem muitos que tem como ídolo o carro, os pais, os filhos, a namorada, os bens, o dinheiro que ganha em fim. Tudo isto são deuses em nossas vidas. Portanto catolicos evangelicos e outras religiões tem algum deus que adora conforme citado acima. Mais o verdadeiro Deus que devemos nos prostrar vivem em nossos corações,e só sentimos e vemos pela fé que transforma vidas,e vemos resultados.
    Os dez mandamentos foi criado depois de queda de adão e eva, como pecado entrou no mundo Deus teve que dar o seu único filho para morrer por nós que foi jesus. Quando jesus morreu então Ele (Jesus) cumpriu esta lei. Hoje vivemos não pela lei mais pela graça (que siguinifica favor imerecido)ou seja, adoramos somente Jesus que é o único que perdoa os pecados, salva, cura, liberta e dá vida eterna. ( Se não reconhecermos Jesus como único Deus de nossas vidas então vamos continuar tendooutros deuses e além do mais não veremos o Pai

    O homem foi criado para ver e materializar quais quer coisas através da fé
    Com o pecado nós cremos no que vemos por isto os exitem outros deuses e pessoas revoltadas com a vida que leva.

    Eu tenho uma palavra para você meu amigo (a)
    Aceite Jesus e não peça Ele para mudar você e sim transformar sua vida e sua família. Ai vc vai ver que é ter vida real com Deus.

    Estamos no mesmo barco a diferença é que um vai descer e outro vai subir, vai depender dos deuses que você adora. Bom estou no barco de Jesus que vai nos levar embreve para o céus.
    Leiam o livro de Mateus e veja o que está acontecendo no mundo está escrito e o Apocalipse mostra o fim de todas as coisas ...

    leiam

    gratos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. odorei e concordo sou católica cresci em uma familia bem conservadora hoje tenho minha visão sobre isso e tanbem acho q apesar dessses santos q a nani (acima cita)eles foram pessoas boas assim cmo nos podemos ser mais nunca como o nosso senhor jesus
      e as pessoa confundem isso e realmente adoram pois o fato de c ajoelhrem diante de uma imagem pedir a ela um milagre agradece faze ´promessa de joelho acho demais a basilica de aparecida do norte mostra bem essa realidade fiquei imprecionada com a devoção a uma estatua de gesso feita pela mão de um homen c eles falam 1ou2 vezes de senhor 10 vezes de nossa senhora sei o quanto ela é importate DEUS n iria escolhe uma mulher qalqer como mãe de seu unico filho portanto católicos cmo eu pense a respeito e fiqem com deus sempre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  5. simm e vc adora jesus como um Deus..

    vc deve seguir os ensinamentos dele e não adora-lo como Deus.

    ResponderExcluir
  6. Porque é tão difícil para as pessoas tomarem a posição de JULGADOS e não de juízes! Caro amigo que se identificou como anônimo e falou em hipocrisia, você será JULGADO e NUNCA será um juiz na hora do julgamento final.
    Se você julga e torna isso público, fazendo parte de uma religião que não lhe permite julgar, não estaria você também sendo um hipócrita? Eu não sei, pois não posso julgar!
    Julgar é o mesmo que tomar o lugar do próprio senhor e, a não ser que queiramos ser adorados não vamos fazer o que não nos cabe!
    Jonathan Ferreira Lima dos Anjos

    ResponderExcluir
  7. Caraca. É tanta gente falando besteira nos coments.

    (((Anônimo disse...
    Queridos toda imagem, todo artificio em que você tem que ver e protrar diante dela é adoração a ídlos. E não fique acusando os evangelicos que critica que fala estão todos no mesmo barco, porque tem muitos que tem como ídolo o carro, os pais, os filhos, a namorada, os bens, o dinheiro que ganha em fim. Tudo isto são deuses em nossas vidas. Portanto catolicos evangelicos e outras religiões tem algum deus que adora conforme citado acima. Mais o verdadeiro Deus que devemos nos prostrar vivem em nossos corações,e só sentimos e vemos pela fé que transforma vidas,e vemos resultados.))) - Praticamente certo. Mas apenas praticamente.
    Quanto ao fato de católicos adorarem imagens se trata de uma mentira mesmo. Católicos não adoram os santos. Apenas os homenageiam, admiram e respeitam. As estátuas são apreciadas exatamente como obras de arte, coisa que qualquer pessoa pode e faz sem restrições da maioria das religiões, exceto as que possuem muito cunho político.
    Quando um católico "pede um milagre" para um santo, nada mais é do que um ERRO CRASO de quem observa desta maneira. Ele na verdade utiliza a sua memória daquela pessoa grandiosa em vida, agora do lado de Deus, para intermediar seu contato com a Sagrada Tríplice (Jesus, Espirito Santo e Deus propriamente dito) em respeito a ela, pois ele, herdeiro do pecado e ser humano repleto de defeitos, humildemente procura se resignar diante de Deus. Assim como um filho procra respeitar seu pai para ser merecedor de reconhecimento, o mesmo procura fazer o católico com esse comportamento.
    Protestantes, por favor, antes de reclamarem e criticarem os comportamentos religiosos, estudem a reforma protestante ordenada / idealizada por Lutero e percebam que sua religião descende do mesmo braço que o judaísmo e catolicismo de séculos atrás. E que as mudanças em relação ao catolicismo não foram por amor e fé. Os primeiros protestantes queriam terras do primeiro heich alemão, queriam poder fazer parte da igreja (e receber dinheiro dela, já que a diferença econômica era gritante na época. Para ser rico vc precisava ser nobre ou clérigo) e ter direito a casar (consequentemente sexo). O passado do cirtianismo todo é sujo. Em toda a parte. Os próprios judeus que defendem a racionalidade religiosa e atos sábios foram o mesmo povo q cruxificou Jesus. Aprendam antes de criticar.

    ResponderExcluir
  8. Essas leis foram criada para reger a sociedade Judia e depois passou a cristã. Que Deus me perdoe, mas tirando a parte ética dos 10 mandamentos, torna-se uma coisa pessoal. Cada pessoa escolhe adorar do jeito que quer. Cada um tem sua religião, e muitas ficam cegas por causa disso. Sou católico, não gosto da apelação estremas para os santos, mas isso não me faz querer trocar de religião, pois a minha foi a unica genuinamente criada por Cristo sobre a pedra de Pedro. E não venham falar de pedofilia e dos erros da Idade Média, vocês também tem os seus podres.

    ResponderExcluir
  9. Mais Deus, menos religião.!!!
    Devemos agradecer e compratilhar tudo com Deus, pois Ele é o nosso melhor amigo.!
    Não devemos adorar nunca ídolos, pois só existe um Deus.Um Deus que realmente provou que o seu amor por nós não tem fim, pois deu o seu filho Jesus em sacrificio por todos nó. O mais perfeito sacrifício.

    Não jugue para não ser julgado.
    Só os que te o coração puro é quem verá a Sua face!

    ResponderExcluir
  10. Faltou os mandamentos satânicos.

    ~Mustis

    ResponderExcluir
  11. muito legal esse post.
    nos faz lembrar o porque de nós termos criado Deus, como deu pra perceber , os mandamentos eram as leis do grupo, e regiam a sociedade e cada mandamento era criado a sua necessecidade.

    ResponderExcluir
  12. a sim, fora que ver os cristoes discutindo a maneira certa de adorar os msm Deus é ilario,

    Thiago s. Muniz.
    Estudante de Direito e ateu.

    ResponderExcluir
  13. pra mim evangelico so rouba....de o seu dinheiro ou vai pro inferno prefiro mil vezes governar no inferno do q servir os ceus

    ResponderExcluir
  14. Nossa... o ultimo comentario foi um pouco pesado...
    Bom.. gostei muito do post.. muito interesante.. e sinceramente não sei pq esse pessoal discute tanto, alguns gostando ou não, duvidando ou não, criticando ou não, é o mesmo Deus para os dois.. seja católico ou evangelico.. temos q aceitar a diferença e as escolhas dos outros...
    chega de briga, né? afinal.. o q todos querem é paz.. ^^

    ResponderExcluir
  15. edlainesouza.blogspot.com10 de janeiro de 2011 às 23:08

    Creio que religião não seja algo discutivel, mas existe só uma biblia, os mandamentos idependentes de qualquer religião tem que ser o mesmo. Em relação a catolicismo e idolos, ALGUNS afirmam não adorar idolos ou imagens, outros porem os veneram, mas o fato é que o que faz de uma imagem um ídolo é o uso dela.

    ResponderExcluir
  16. Gente, esse texto é hebreu, existem interpretacões e adaptaçoes feitas por outros grupos étnicos, nao vejo proplema nisso mas é bom lembrar que o ultimo mandamento em quelquer interpretação eh: não cobicar as coisa do próximo.

    ResponderExcluir
  17. ISAÍAS - 44
    8 Não vos assombreis, nem temais; porventura não vo-lo declarei há muito tempo, e não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas! Acaso há outro Deus além de mim? Não, não há Rocha; não conheço nenhuma.
    9 Todos os artífices de imagens esculpidas são nada; e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos.
    10 Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?
    11 Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos; e os artífices são apenas homens; ajuntem-se todos, e se apresentem; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos.
    12 O ferreiro faz o machado, e trabalha nas brasas, e o forja com martelos, e o forja com o seu forte braço; ademais ele tem fome, e a sua força falta; não bebe água, e desfalece.
    13 O carpinteiro estende a régua sobre um pau, e com lápis esboça um deus; dá-lhe forma com o cepilho; torna a esboçá-lo com o compasso; finalmente dá-lhe forma à semelhança dum homem, segundo a beleza dum homem, para habitar numa casa.
    14 Um homem corta para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta uma faia, e a chuva a faz crescer.
    15 Então ela serve ao homem para queimar: da madeira toma uma parte e com isso se aquenta; acende um fogo e assa o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura, e se ajoelha diante dela.
    16 Ele queima a metade no fogo, e com isso prepara a carne para comer; faz um assado, e dele se farta; também se aquenta, e diz: Ah! já me aquentei, já vi o fogo.
    17 Então do resto faz para si um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se, e lhe dirige a sua súplica dizendo: Livra-me porquanto tu és o meu deus.
    18 Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam.
    19 E nenhum deles reflete; e não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as suas brasas; fiz um assado e dele comi; e faria eu do resto uma abominação? ajoelhar-me-ei ao que saiu duma árvore?
    20 Apascenta-se de cinza. O seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo carinho do comentário.
Volte sempre!
Silvana Marmo