sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Amar é....

Amar, de certo modo, é ter reações químicas em cascata. No caso da espécie humana, quatro milhões de receptores na pele podem captar os carinhos recebidos e enviar a mensagem do prazer ao cérebro. Este, a princípio, manda as glândulas competentes liberar cortisona, açúcares e adrenalina no sangue.
O coquetel mexe com o organismo: o coração e a respiração disparam, o metabolismo se acelera, os vasos capilares se dilatam. Com isso, a pele fica ruborizada e a temperatura do corpo aumenta. Devido a todo esse calor, as glândulas, da pele, que se concentram em regiões como os órgãos genitais, funcionam a pleno vapor, produzindo substâncias cujo odor típico aumenta a excitação.
O cérebro torna então a reagir, desta vez autorizando a liberação de dopamina, um hormônio de efeito antidepressivo, nas células nervosas. Quando a mistura de agentes químicos parece chegar ao ponto de ebulição, o sistema nervoso, cauteloso por experiência, envia acetilcolina, um hormônio antagonista das substâncias excitantes. A súbita interrupção causa um espasmo que o corpo, no limite do estresse, como uma corda de violino distendida ao máximo, recebe com o maior prazer — é o orgasmo. Em seguida, o cérebro encerra o expediente com a liberação das endorfinas, analgésicos naturais que provocam a sensacão de relaxamento após o sexo.
fonte

7 comentários:

  1. Depois de tudo dito só mesmo aplaudindo, pois descreveu cientificamente um ângulo que nunca eu mesmo havia pensado. Gostei de seu post.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvana querida!
    É...amar é toda essa composição química e mais um complemento espiritual... pelo menos quando se fala do amor verdadeiro... o resto é apenas paixão, onde a química é ainda mais explosiva.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvana!

    A cada conhecimento, a cada estudo e informação, fico encantada com a obra divina, com a sabedoria infinita do Criador, esse fez tudo com minúcias, cada vida, cada coisa, cada ser vivente na face da terra e com todo esse encantamento se deu o milagre do bem que participamos! Que bom todos permitir conhecer e se deixar tocar pelo amor, nesta sua informação se refere ao amor à dois e todas as outras formas são de certas formas que compõem a cada ponto do nosso corpo, despejando em satisfação, harmonia, alegria ou ao contrário! Por isso se dá sempre a importância da nossa responsabilidade frente as escolhas que fazemos em nossa vida. Se queremos promover a renovação e o bem em nossas células, é melhor seguirmos nas escolhas que ajudam e colaboram com o todo e assim somos tocados no despejar dos bons sentimentos, mantendo a saúde e qualidade em nossa vida!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  4. Silvana

    Em resumo uma receita de uma sopa química para delicia do corpo, que extasiado retorna ao estado de repouso.
    Gostei muito, vou colocar no meu blog.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Silvana!
    Fazer amor é ótimo, não é mesmo? Por isto a gente tem que entender que querer descansar ou dormir após o prazer, é natural! Eu vi há pouco tempo na TV um documentário a este respeito, mostrando estas reações no corpo e foi bárbaro. Você fez um resumo ótimo aqui.Gostei demais.
    Abraço,Vera.

    ResponderExcluir
  6. sim o amor o mais nobre dos sentimentos humanos...mas amar o impossivel e como que...nao sei explicar...

    ResponderExcluir
  7. Que Post Fantástico!
    Amiga SILVANA MARMO:
    Graça a esse manancial de composição química é que vamos sobrevivendo nesse mundo maravilhoso chamado amor.
    Contagiou. Mexeu. Valeu.
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo carinho do comentário.
Volte sempre!
Silvana Marmo