terça-feira, 12 de julho de 2011

Por que gostamos tanto de beijar na boca?

/ Porque é bom.
Embora seja de ampla aceitação, essa resposta não satisfaz a curiosidade científica. Como beijar, com intenção amorosa, não é uma prática comum para todas as culturas, a explicação para esse hábito não deve estar em nossos genes.
Uma hipótese é que a nossa primeira experiência de conforto, segurança e amor vem das sensações bucais associadas ao aleitamento materno. Somado a isso, nossos ancestrais provavelmente alimentavam seus bebês boca a boca, com alimentos pré-mastigados – o que reforça a conexão entre compartilhamento de saliva e prazer.
>>Se levarem um chute nas partes baixas, as mulheres vão sentir tanta dor quanto os homens?
>> Por que os homens adoram “galinhar” e mulheres são tão difíceis?
O que explicaria porque o beijo é mais usado por algumas culturas estaria na coloração dos lábios. Nossos ancestrais se sentiam mais atraídos pelas frutas vermelhas, e “furtaram” esse elemento com propósitos sexuais, desenvolvendo uma pronunciada coloração vermelha nas genitálias e nos lábios. “Em vez de reinventar a roda, nossos ancestrais usaram a mesma paleta”, afirma V.S. Ramachandran, da Universidade da Califórnia à revista NewScientist. Como os lábios vermelhos se destacam mais em pessoas caucasianas, ele sugere que o hábito de beijar teve início em latitudes mais ao norte.
Quando o assunto é a fisiologia do beijo, pisamos em terreno mais firme. Nossos lábios estão entre as partes mais sensíveis do corpo. São cheios de neurônios ligados aos centros de prazer no cérebro. Há até pesquisadores que cogitam uma ligação entre os beijos e a maneira como investigamos a compatibilidade biológica com um potencial parceiro. Estudos mostram que nos sentimos mais atraídos pelo cheiro do suor de pessoas com o sistema imunológico o mais distante possível do nosso, pois é com elas que iremos produzir bebês saudáveis. E o beijo nos dá uma oportunidade de cheirar isso mais de perto.
fonte

11 comentários:

  1. Ola Silvana!

    Eu acredito que assim como os animais que muito nos ensinam, quando aconchegados em nossa confiança, tanto gatos quanto cachorros, entre outros, costumam demonstrar através de vários recursos e o mais habitual é a lambida, que tem haver com o beijo, e nós também somos ligados a níveis em que a sensação voltada ao que sentimos na satisfação da troca e em cada momento, e nosso corpo apresenta como um impulso que demonstra através do beijo e abraços. Quanto mais satisfeitos na troca, mais percebe-se o ato solto e tão espontâneo, assim como podemos ver que diante da insatisfação, não há a troca dos beijos. Muito interessante este assunto, pois tudo está ligado aos estágios interativos, representados pelos níveis de felicidade na reciprocidade entre as pessoas e não só no relacionamento a dois, como entre pais e filhos, irmãos, amigos!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Sil!

    A primeira resposta é sempre essa: porque é bommmmmmmmmmmmmmm!
    Mas é claro que não satisfaz porque, como bem disse o post, não é toda cultura que pratica-se o beijo.
    Aliás, até o século XVIII, em qualquer cultura, o beijo não era considerado elemento erógeno.
    ( Puxa, o que os nossos antecedentes não estavam perdendo, hein? rsrs)
    Adorei o post!

    Beijos,
    Mary :)

    ResponderExcluir
  3. Um beijo apaixonado nossa... é bom demais!
    É como um sonho... para que acordar dele?!
    Além de que... dizem os pesquisadores, que faz
    bem. Vamos beijar então!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante seu post.beijar com paixão, amor é muito bom.Gostei de saber mais.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Beijar muuuuuito é bom demais tche,ainda mais se existe uma paixão incontrolavel e ardente!!!
    valeuuuuu....
    abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Com o avanço das tecnologias que facilitam as pesquisas e o desejo rápido de definir a resposta mais verdadeira, é evidente que os cientistas queiram dar satisfações das dúvidas que tanto martelam a mente de supostos curiosos.

    Bom, no meu caso, nem quero estar na lista de curiosos. É pura perda de tempo. Se a prática do beijo já é a resposta, pra que teoria, né? rsss

    ResponderExcluir
  7. Acredito que a parte labial em nosso corpo transmite mais emoção do que em outras partes, com exceções, claro, mas o calor transmitido pelos lábios não se compara, por exemplo, com um beijo nas mãos, podemos começar pelas mãos, afinal têm-se que começar por algum lugar.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a matéria,bem bacana. Vamos beijar muuuuiiiitooooo!!!! Tania

    ResponderExcluir
  9. não quero nem ouvir falar em beijo, porque já fez 2 meses que eu temimei e não recebi nenhum beijo! Então Bye Bye.

    ResponderExcluir
  10. não quero nem ouvir falar em beijo, porque já fez 2 meses que eu terminei meu namoro e até agora não recebi nenhum beijo! Então Bye Bye.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo carinho do comentário.
Volte sempre!
Silvana Marmo