domingo, 7 de novembro de 2010

Palpitação, frio na barriga, Doença? Não. Paixão

Para neurologistas britânicos, paixão não passa de atividade singular do cérebro. A University College London fez o primeiro estudo sobre as manifestações cerebrais do sentimento amoroso. Voluntários que estavam “amando loucamente” passaram por exames de ressonância magnética. Computadores registraram a atividade cerebral enquanto observavam fotos de namorados. Depois, observando fotos de amigos.
Ver a foto da pessoa amada estimulou a atividade de quatro regiões distintas do cérebro. Duas, no fundo córtex: uma, responsável pela sensação de “frio na barriga”; outra é a mesma estimulada pelas drogas indutoras de euforia. As outras duas áreas ficam em região conhecida como striatum, que aumenta em atividades com experiências gratificantes. Resultado: o sentimento se manifestou como intenso afluxo químico.
Palpitações, suores, frio na barriga, euforia: sintomas de quem está apaixonado, tomado por “sentimento ou emoção levados a um alto grau de intensidade, sobrepondo-se à lucidez e à razão”, diz o dicionário.
Não importa. Comandada pelo cérebro, ou seja lá por qual órgão, a paixão arrebata, invade, e ponto final.
fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo carinho do comentário.
Volte sempre!
Silvana Marmo