terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dia Mundial de Combate e Luta contra a Aids 2010



“O Combate ao Preconceito e ao Estigma”
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU.
A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País.
O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.
fonte

6 comentários:

  1. Muito oportuna esta matéria.
    Parabéns,
    Dia 1 de Dezembro, dia mundial do combate à AIDS,
    é o dia da promoção da Saúde.
    Jorge Purgly

    ResponderExcluir
  2. Muito boa matéria repasse e conscientização é muito importante, mais devemos lembrar que a repressão da promiscuidade é importante também para impedir o avanço deste mal.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Eu já tô com a camiseta da campanha, bem como todos os que trabalham comigo no PA. Temos que enfatizar tanto o combate ao preconceito como as formas de prevenção do contágio!
    Questão de responsabilidade social!
    BJs!

    ResponderExcluir
  4. Que Post Fantástico!
    Amiga SILVANA MARMO:
    A sua matéria além de ser hiper esclarecedora, desmitifica tantas bobagens que alguns dizem e ou afirmam, acho que até de forma impensada. Já é tempo de cada uma dar a contra partida com vista a ao menos atenuar o alto índice de preconceito com enfoque aos pacientes que se encontram em tratamento. Depois, jamais devemos esquecer que todos, e não se salvará um de nós, vamos para o buraco.
    Amiga, aproveito a oportunidade para lhe dizer que ultimamente estou entrando muito pouco na rede social, face aos compromissos de fim de ano.
    Aproveito a oportunidade para lhe desejar um excelente fim de semana com votos de sucesso.
    Obs. Depois passe no meu Blog e receba o seu presente!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post e por levantar esta questão tão atual para uma reflexão de todos no Planeta!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo carinho do comentário.
Volte sempre!
Silvana Marmo