domingo, 4 de setembro de 2011

11 Perguntas que os Cientistas não sabem responder

Nem todos os questionamentos que temos, os cientistas podem nos responder com exatidão. Vejamos 11 deles...

1. Como surgiu o Universo?
Como poderíamos responder à essa pergunta? Se concordarmos com os cientistas, diríamos que o cosmo foi criado a partir de uma grande explosão, que deu origem a tudo. É isso que diz a teoria do Big Bang. Apesar de ser a mais aceita pela ciência, o Big Bang nunca foi comprovado e talvez nunca seja. E, o conceito-base de praticamente todas as religiões acreditam que o mundo foi criado por uma entidade suprema. Mas, o que existia antes do Big Bang? Na opinião do astrofísico Marcelo Gleiser, autor do livro "A Dança do Universo", antes do Big Bang não havia nada.

"Não existia um antes. Esse tipo de pergunta nasce do preconceito comum de querer encontrar um evento anterior a tudo. O tempo simplesmente não existia. Ele surgiu com a criação", diz Gleiser. "A verdade é que, no que se refere à descrição dos fenômenos do início do Universo, ainda não há uma teoria que possa ser dada como certa e definitiva", afirma José Ademir Sales de Lima, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo.

2. Quando começa a vida?
A polêmica sobre essa pergunta é tão intensa que até hoje a ciência não conseguiu chegar a uma única resposta. São diversas as teses a respeito do exato momento em que se inicia a vida humana. Duarante a Idade Média, imperava a teoria de que ela só começava no instante do nascimento. Hoje essa idéia e totalmente descartada. As mais aceitas (e discutidas) pela comunidade científica afirmam que a vida começa:
* Com a fecundação;
* Com o início da atividade cardíaca;
* Com a formação do sistema nervoso central;
* Com início da atividade cerebral;
* Com a nidação (ou implantação) - o momento em que o embrião se firma na parede do útero;
* Com o surgimento do feto, ou seja, a partir da 9ª semana de gestação.

3. Quanto usamos do nosso cérebro?
Será que podemos alcançar 100% do potencial de nosso cérebro? Durante um bom tempo acreditava-se que usávamos apenas 10% da capacidade cerebral. O fato é que, até hoje, a ciência não sabe precisamente quanto utilizamos de nosso potencial cerebral. "Embora existam especulações sobre o assunto, já sabemos, graças ao estudo de imagens funcionais do órgão, que nos valemos de todas as suas áreas, de maneiras diferentes. Mas o percentual que utilizamos ainda é uma incógnita", afirma a neurocientista Suzana Herculano-Houzel.

4. A alma existe?
Em 1907, o médico americano Duncan MacDougall dedicou-se a comprovar a existência da alma. Com base em experimentos, ele chegou a afirmar que a alma não apenas existe como também tem peso específico. Sua teoria diz que todo ser humano, não importa o tamanho ou a idade, perde exatamente 21 gramas no momento exato da morte. Para MacDougall, seria esse, portanto, o peso da alma. Pessoas que passam por Experiências de Quase Morte (EQM), tem a sua alma projetada para fora do corpo, quando vive um trauma de quase morte. Algumas pessoas chamam de alma, outras de consciência. Independente da nomenclatura, trata-se de algo inexplicável e que gera embates. "Não temos uma definição precisa do que vem a ser a alma. Mas pelas pesquisas realizadas, entendemos que ela não é o cérebro nem um tipo de energia conhecida pela física, o que torna sua busca um desafio maior para a ciência", afirma Marcelo Silva, coordenador do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia.

5. Animais pensam?
A informação é contundente: o cérebro dos golfinhos tem maior concentração de neurônios do que o nosso. Para que tudo isso e como esses cetáceos utilizam todo esse potencial ainda é um mistério. Mas já é sabido que eles estão entre os animais mais inteligentes da Terra: são capazes de se reconhecerem, lembram de fatos do passado, têm linguagem muito similar a nossa (com palavras, gestos e movimentos) e até ajudam humanos em perigo. Uma história interessante: é comum nas regiões habitadas por golfinhos, grupos de machos seguirem os barcos. Durante muito tempo, prevaleceu a idéia de que era um tipo de brincadeira. Ledo engano. "Os macho fazem isso para afastar o barcos das fêmeas e filhotes. Já que as embarcações invariavelmente seguem os golfinhos, é uma excelente estratégia", diz o oceanógrafo José Martins da Silva Júnior.

6. É possível viajar no tempo?
"Nunca pense no futuro. Ele chega rápido demais." Quando disse a frase, o físico alemão Albert Einstein provavelmente não fazia uma alusão à possibilidade de viajar no tempo. No entanto, todas as hipóteses formuladas atualmente sobre o tema sustentam-se na Teoria da Relatividade, formulada por ele em 1905. Segundo tal teoria, o tempo passa mais devagar à medida que um objeto se aproxima da velocidade da luz (cerca de 300 mil km/s). "Isso significa que, se passarmos um ano viajando pelo espaço a uma velocidade muito próxima à da luz, quando voltarmos à Terra terão se passado 100 anos aqui", diz o astrofísico Richard Gott, da Universidade de Princeton, nos EUA. "A viagem para o passado não existe. A idéia viola o princípio da casualidade, que entende que toda série de eventos depende de uma ordem de causa e consequência", diz o astrofísico Marcelo Gleiser.

7. Existe premonição?
Quando o analista de sistemas Rodolfo Rossi, 24 anos, partiu de São Paulo para Santa Catarina, num ônibus de excursão, sua mãe (a dona de casa Divina Andrade, 54 anos) sentiu um aperto no coração, uma sensação pesada, como se algo de ruim estivesse para acontecer ao filho. Para o psicoterapeuta Ascânio Jatobá, Divina estava tendo uma premonição. Os cientistas, obviamente, não acreditam em avisos vindos do além ou coisa do gênero e explicam o sentimento da mãe de Rodolfo de uma forma mais racional. "Nosso cérebro tenta ver o futuro o tempo todo. Em situações de conflito e stress, calculamos as probabilidades de algo ruim acontecer", diz a neorocientista Suzana Herculano-Houzel. No caso da dona de casa Divina, sua intuição funcionou. Durante a viagem do filho, houve uma ação da polícia contra brigas localizadas e o rapaz, mesmo sem estar envolvido na confusão, acabou sendo ferido por uma bala de borracha. "Creio que tive uma premonição", diz a mãe.

8. O que define nossa sexualidade?
"Nasci Gay", afirma o estilista Isaac Ludovic, 22 anos. Ele se lembra de sua infância em Barreiras, interior da Bahia, e diz que já naquela fase era convicto de que pertencia ao universo feminino. "Minha diversão era me vestir de menina e brincar com bonecas." Já o namorado de Isaac, que prefere não se identificar, a história foi diferente. Já haviam passado a infância e a adolescência quando ele descobriu que era homossexual. De acordo com a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, "o interesse sexual é definido biologicamente no início da gestação e não há nada que se possa fazer." Mas e o caso do namorado de Isaac que até os 22 anos pensava ser heterossexual? Para o psicólogo Oswaldo Rodrigues Júnior, do Instituto Paulista de Sexualidade, o indivíduo não nasce com a sexualidade definida e pode mudar de orientação.

9. A fé pode curar?
Existe milagres? Uma pessoa pode ser curada simplesmente pela força de sua fé? É muito provável que essas perguntas nunca sejam respondidas. Pelo menos, não de uma forma que agrade a religiosos e cientistas. Mas uma coisa já é consenso entre estudiosos: a fé pode, sim, auxiliar na recupeção de um doente. Estudos comprovam que a devoção ativa partes do cérebro que causam bem-estar, dão mais esperança e positivismo ao paciente e deixam o enfermo relaxado (fatores que auxiliam na recuperação). "Quando a mente se envolve no processo de cura por meio da fé, ela ativa mecanismos que influenciam o corpo, auxiliando. Mas isso não quer dizer que a fé possa curar alguém", afirma o neurocientista Alfredo Pereira Júnior.

10. Por que nos apaixonamos?
Aparência física, instinto de preservação da espécie, hormônios à flor da pele ou uma flechada aleatória do cupido. As hipóteses são muitas, mas a pergunta acima persiste. É um mistério que há muito tempo os cientistas tentam explicar, no entanto, não há uma resposta definitiva. Tudo indica que a paixão não tem um motivo isolado, mas, sim, um conjunto de razões. De acordo com pesquisas, o ser humano define uma cara-metade. E, quanto maior a semelhança com o alvo desejado, mais chance de rolar uma paixão.






11. Quando e como o mundo vai acabar?
Estamos a cinco minutos do apocalipse. Pelo menos é o que diz o Relógio do Fim do Mundo uma criação do Bulletin of the Atomic Scientists, grupo de cientistas que avalia a proximidade de uma catástrofe global. Independente da ação do homem, fato incontestável, sabemos que a extinção do planeta é um acontecimento inevitável e, muito provavelmente, o responsável por isso será o Sol, cuja energia permite a vida na Terra. Em cerca de 5 bilhões de anos o Sol se tornará uma estrela gigante, vermelha, que se expandirá e destruirá os planetas que encontrar pelo caminho (inclusive o nosso). "Portanto, se até lá o homem não destruir a Terra, o apocalipse ocorrerá de qualquer maneira", diz José Ademir Sales de Lima, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). Claro que tudo pode acabar com a colisão de um asteróide com a Terra ou (por que não?) uma invasão extraterrestre. Teorias não faltam.
fonte

13 comentários:

  1. 5 - sim, a diferença eh q eles tm a capacidade d se altera para viver no meio em q vive, e nos alteramos o meio em q vivemos pra viver.
    6 - sim, e ainda existe 3 formas segundo o homen mais inteligente do mundo Stephen Hawking.
    8 - os nossos orgãos.
    9 - Sim, menos as doenças fisicas, como as drogas.
    10 - po paixão eh um amor doentio, coisa d psicopata, axo q vc qis dizer por que amamos. e n sei + dve tr a ver com felicidade, amizade, segurança, etc...

    O resto eu n faço ideia, hehe.

    ResponderExcluir
  2. 1. Como surgiu o Universo? deus fez o big bang
    2. Quando começa a vida? na fecundação
    3. Quanto usamos do nosso cérebro? usamos 100%
    4. A alma existe? não existe
    5. Animais pensam? claro que sim
    6. É possível viajar no tempo? claro que não
    7. Existe premonição? existe apenas coincidência
    8. O que define nossa sexualidade? genética
    9. A fé pode curar? infelizmente não
    10. Por que nos apaixonamos? para fazer sexo e gerar descendentes
    11. Quando e como o mundo vai acabar? daqui há 5 bilhões de anos numa explosão do sol

    ResponderExcluir
  3. a fé pode curar sim !!!!


    agora como o mundo vai acabar ninguem sabe..

    mais sera que o mundo vai acabar mecanicamente ou seja explodir de repente ou vai começar a acontecer desastres na natureza, ou sera que vai acabar como diz a bliblia de um jeito (vamos dizer cinematografico com aparecimento de anjos pessoas sumindo e etc )ou se os ets vao invadir o nosso planeta e destruir tudo e ????? victor !!

    ResponderExcluir
  4. Para os comentários .
    Se fosse tão simples já teriam descoberto não é mesmo ? afinal essas perguntas são muito mais amplas do que aparentam e se fossem tão obvias já teríamos descoberto as respostas ao decorrer de centenas de anos que a questionamos.

    ResponderExcluir
  5. Vamos lá:
    1) Como surgiu o Universo?
    Há uma teoria "paralela" ao Big Bang, nome incorreto dado à singularidade que deu origem ao Universo. Nessa nova teoria, que é baseada na Teoria das Cordas que previa multiversos, há uma "membrana" ou "tecido" composta por fios entremeados de espaço-tempo. Essa membrana é o Universo, e há várias delas, cada uma constituindo um universo paralelo. A cada trilionésimo de anos (12 zeros...) uma dessas "membranas" se chocam e se repelem e a energia do evento fica no tecido. Essa energia se condensa e começa a formar a matéria, e daí...
    2. Quando começa a vida?
    Há dúvidas se a vida é o ser em gestação ou se são os próprios genes, o que faria os vírus a serem classificados como seres vivos. Tem que lembrar que os genes influenciam o ambiente e são por eles influenciados.
    3. Quanto usamos do nosso cérebro?
    Impossível de calculador. Lembre-se que cada área do cérebro é responsável por um setor, por exemplo, temos a área da fala, das emoções, da memória, etc... às vezes indivíduos que apresentam desempenho excepcional em uma área são deficientes em outras. Um exemplo são alguns autistas e esquizofrênicos que apresentam alto desempenho em matemática por exemplo. Einstein era um dos maiores teóricos matemáticos do mundo e era um desastre em relacionamentos pessoais. Outros atuam em outras áreas. Tem uma veterinária que instituiu um sistema de criação de gado sem stress, em que houve mudanças na construção de currais e modo de conduzir o rebanho, e ela só pôde determinar o que é confortável ou não por causa de seu autismo.
    4. A alma existe?
    O filósofo Arthur Koestler publicou o livro "O Fantasma da Máquina" na qual afirmava que "corpo" e "alma" são diferentes manifestações do mesmo "objeto".
    5. Animais pensam?
    Depende. Quem pensa abstratamente é somente o homem que é o único ser que se reconhece em um reflexo. Alguns animais tem memória, "cultura" e até estratégias que são passadas de geração em geração, mas pensamentos abstratos como os que geraram esse post é somente privilégio humano.
    6. É possível viajar no tempo?
    "O Paradoxo do Avô" já mata essa possibilidade, já que se o neto viajar no tempo e matar o avô, ele mesmo deixa de existir e pode mudar uma série de cadeias de eventos no futuro. Sem contar que para se viajar no tempo é necessário abrir uma fenda no espaço tempo, o chamado "buraco de minhoca" e para isso é necessário uma quantidade inimaginável de energia.
    7. Existe premonição?
    É basicamente isso, e vem desde à época em que nosso ancestrais se escondiam embaixo da terra para fugir dos grandes répteis.
    8. O que define nossa sexualidade?
    Veja a resposta 2...
    9. A fé pode curar?
    Há um estudo que prova o chamado "efeito placebo" em que os cobaias acreditavam que estavam recebendo um remédio e apresentavam alguma melhora. Um caso famoso é o de uma jogadora chamada Ana Moser que fez uma "cirurgia espiritual" no joelho com o médium que incorporava o "Dr Fritz". O resultado é que a ex-jogadora da Seleção Brasileira de Volei teve que abandonar prematuramente a carreira.
    10. Por que nos apaixonamos?
    Algumas pesquisas apontam a ação combinada de feromônios e hormônios que são ativados quando um parceiro geneticamente "ideal" é encontrado. Um esperimento que foi refeito pela BBC de Londres mostrava que o cheiro de uma mulher era mais agradável para um homem quando o seu sangue era geneticamente compatível com o dele. E esqueçam as teorias eugênicas dos nazistas...

    ResponderExcluir
  6. 11. Quando e como o mundo vai acabar?
    a)Uma coisa é certa, daqui a 10 bilhões de anos o Sol vai inchar e engolir todos os planetas das órbitas internas.
    b)Quanto à vida ser extinta há inúmeras possibilidades:
    b-1)Os cientistas estão apavorados com o aquecimento global porque ficam olhando para Marte, planeta no qual acreditam que houve vida microbacteriana, e Vênus que tem nuvens de ácido sulfúrico e temperaturas na casa dos 400 Cº. Nem o fato de Vênus estar fora da chamada "zona habitável" que proporcionaria um ambiente propício à vida como conhecemos acalma esses histéricos.
    b-2)Meteoros: Júpiter é uma espécie de "barreira" gravitacional que captura meteoros, ou na maioria das vezes os lança de volta ao cinturão externo de meteoros que cerca o sistema solar. Mas às vezes um escapa ou pode ser "arremessado" por Júpiter, e velocidade vezes massa aumenta exponencialmente a energia de um choque. Basta um de 30 metros de diâmetro para causar um bom estrago. Suspeita-se que o meteoro que abriu o Golfo do México e extingiu os dinossauros tenha de 1 a 10 quilômetros de diâmetro.
    b-3) Emissões de raios gama: elas acontecem durante o colapso de uma estrela de grande massa, quando ela vira uma "supernova". Se o canhão estiver apontado para cá, a nossa atmosfera literalmente pegará fogo e não sobrará ninguém para contar a história.
    b-4) Buracos negros ou estrelas errantes. Se um desses corpos passarem perto do sistema solar a conseqüência mais leve será uma chuva de meteoros gigantes. Um choque desse objetos com o Sol teria dimensões catastróficas e um buraco negro é praticamente indetectável, a não ser que os astrônomos consigam calcular um fenômeno que acontece ao redor desses corpos chamado lente gravitacional. Quanto a estrelas, as errantes costumam ser arremessadas por gigantescos buracos negros à velocidades próximas às da luz. Uma dessas passando perto equivaleria a ficar a centímetros de um trem-bala à toda velocidade. Um "tranco" gravitacional pode ter conseqüencias inimagináveis como ejeção de matéria solar, alteração de órbitas ou o próprio atropelamento em si.

    ResponderExcluir
  7. Caros Associados das Empresas Samcil e Serma Assistencia Médica sabendo

    do Problema Delicado a qual essas duas Empresas se Apresentam,Pedimos a Você Associado que entre em

    contato conosco para maiores informações Sobre Transferencia do seu

    Plano de Saúde,inclusive com compra de Carencia para uma outra Operadora,entre em contato conosco pois

    teremos Satisfação em te atender em seu Domicilio ou no seu local de

    Trabalho,Ganhe um Lindo brinde. Ligue agora mesmo para maiores

    informações,e Vocé que não tem ou até mesmo tem um Plano de Saúde mas esta insatisfeito da maneira que esta sendo tratado Ligue Advanced Saúde Tel:4115-1099 Cel:8907-4600 F/C.Clayton...

    ResponderExcluir
  8. por que a imagem do questionamento 8 (o que define nossa sexualidade) é tão...tudo a ver com o assunto?:-P kkkk
    nada a ver cara. troca isso rsrsrrsrs

    ResponderExcluir
  9. sera que existe vida em outros planetas

    ResponderExcluir
  10. todos estes autores de comentários aí q acham q podem responder as perguntas, são fromados em alguma coisa?

    ResponderExcluir
  11. Claro que a alma existe, basta ler artigos e ver vídeos sobre projeção astral.

    ResponderExcluir
  12. A "projeção astral" está vinculada à uma área do cérebro chamado giro angular responsável por nos dar a sensação de localização (isto é, o "aqui"). Quando ocorre alguma estimulação desse local, causados por acidentes, drogas e doenças, ocorre a sensação de que estamos "fora" de nosso corpo. Apesar de sermos divididos entre corpo e alma, somos uma unidade. Então, sem corpo, sem alma, o corpo morre, a alma vai junto.

    ResponderExcluir
  13. Acredito que um dia os ciêntitas vão ser capazes de responder a todas as questões

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo carinho do comentário.
Volte sempre!
Silvana Marmo