segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

10 mentiras que toda Mãe Adora Contar

A gente sabe que elas não fazem por mal, mas muitas vezes exageram na hora de cuidar dos filhos. Desmascaramos aqui dez recomendações maternas que não passam de lendas populares. Continue lendo e nunca mais caia nessas lorotas…

1. Não pode entrar nas piscina depois de comer!
Pode reclamar de barriga cheia! Entrar na piscina para se refrescar depois de comer não faz mal nenhum, exceto, é claro, se a água estiver numa temperatura extrema — muito gelada ou escaldante. O que pode ser perigoso é, até duas horas após a refeição, sair nadando feito um louco. A atividade física intensa faz o sangue, que deveria se concentrar na digestão, ser deslocado para acelerar os músculos, o coração e a respiração.
(!) Se o problema não está na água, e sim na atividade física, é claro que tomar um bom banho de chuveiro após as refeições também está liberado.
2. Sai de perto da TV, que estraga a vista!
A luminosidade e os raios emitidos pela telinha, de perto ou de longe, não causam danos permanentes nos olhos de ninguém. O máximo que pode rolar, momentaneamente, é um cansaço da vista ou um ressecamento do globo ocular, porque a pessoa “vidrada” na programação acaba diminuindo a freqüência das piscadas.
(!) Ler com pouca luz ou dentro de um carro em movimento pode até causar dor de cabeça, tontura e outros desconfortos, mas também não estraga a capacidade de visão.
3. Se você não ficar quieto, a caxumba vai descer!
A caxumba em geral se manifesta pelo inchaço das parótidas, glândulas salivares que ficam abaixo da orelha. Ela realmente pode atacar outros tecidos, inchando também os testículos e dando a impressão de que a inflamação “desceu”. Mas isso só rola se o sistema imunológico da pessoa estiver fraco. Desde que não debilitem o sistema imunológico, os exercícios físicos estão liberados.
(!) Pouca gente sabe, mas a caxumba pode atacar diretamente os testículos sem se manifestar nas parótidas, ou seja, sem deixar a pessoa com as bochechas inchadas.
4. Chega de usar esse videogame!
Essa lenda cheira mais a disputa pelo controle remoto… Os jogos eletrônicos desgastam a TV na mesma medida que novelas, partidas de futebol, telejornais… Ou seja, qualquer programação que mantenha o monitor ligado. Quanto mais tempo ele permanecer funcionando, mais cedo virão os problemas técnicos.
(!) Imagens estáticas exibidas por muito tempo podem “queimar” a telinha, deixando marcas permanentes. Mas isso vale tanto para games com contadores de pontos fixos como para canais de TV que exibem sua marca no canto da tela.
5. Se você tomar friagem vai ficar gripado!
Gripes e resfriados são doenças respiratórias causadas por vírus que podem ser contraídos pelo ar ou por contato direto entre as pessoas. Até hoje, nenhum estudo provou que seres humanos submetidos a baixas temperaturas — a popular “friagem” — correm mais riscos de contrair essas doenças.
(!) Esse mito pode ser explicado porque, em dias mais frios, as pessoas passam mais tempo aglomeradas em ambientes fechados, o que facilita a contaminação. Além disso, alguns tipos de vírus da gripe se multiplicam mais no inverno.
6. Comer chocolate dá muita espinha!
Alguns estudos até associam uma dieta rica em açúcar com o aparecimento de espinhas, mas não há nada especificamente condenando o chocolate. Além disso, a predisposição genética e as alterações hormonais – comuns na adolescência e em momentos de estresse – é que são os principais responsáveis pelas espinhas.
(!) Essa lenda pode ter surgido porque muitas pessoas tendem a consumir mais chocolate nos períodos em que estão mais tensas ou ansiosas — situações em que os hormônios ficam mais à flor da pele, estimulando as espinhas.
7. Passa um pouco de gelo nessa queimadura!
Poucas mães acertam na hora de dar conselhos sobre como tratar uma queimadura. Em contato prolongado com a pele, o gelo também queima. Além disso, ele pode grudar e descolar a pele que protegeria o local atingido. Pasta de dentes, manteiga e qualquer outro produto caseiro também devem ser evitados.
(!) Em queimaduras leves, a melhor indicação é usar água fria para resfriar a queimadura e evitar a formação de bolhas. Pode ser água corrente, numa bacia ou em compressas.
8. Se não usar óculos, seu grau vai aumentar!
A progressão ou estabilização do grau de deficiência visual acontece naturalmente e varia de pessoa para pessoa. Usar ou deixar de usar óculos não interfere nesse processo. As lentes só servem para corrigir as falhas oculares que atrapalham a formação da imagem.
(!) Os óculos para estrabismo (”vesguice”) educam os olhos a corrigir os movimentos descoordenados. Nesse caso, a falta de uso pode resultar numa acomodação permanente da visão com problemas. 9. Quem está com dor de garganta não pode tomar sorvete!
Não caia nessa fria! A inflamação da garganta, que em geral aparece junto com gripes e resfriados, é causada por vírus – e, em alguns casos, por bactérias – que não têm nada a ver com um delicioso sorvete. Pelo contrário! Se a irritação da garganta estiver incomodando muito, um sorvetinho bem gelado até ajuda a aliviar a dor.
(!) Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete, o brasileiro consome em média 2,7 litros de sorvete por ano – só um décimo do consumo per capita da Nova Zelândia, país líder no ranking mundial.
10. Se engolir o chiclete ele gruda no estômago!
Digamos que essa não passa de uma meia-verdade. Graças ao muco das paredes estomacais, o chiclete não fica grudado ali. A tendência é que ele saia junto com as fezes. Mas, se você engolir muitos chicletes, pode dar o azar de eles obstruírem a saída do estômago ou do intestino. Aí, o jeito é apelar para uma cirurgia…
(!) O maior prejuízo que o chiclete provoca no estômago é que a mastigação constante “engana” o órgão: ele acumula suco gástrico à espera de um alimento. Como a comida não vem, esse suco acaba irritando as paredes estomacais, podendo causar gastrite.
fonte

23 comentários:

  1. Oi,
    Silvana, querida, confesso que como filha escutei todas essas, uma mais que outras e agora como mãe, tô passando adiante hehehe...
    Beijão no seu coração e fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil.... escutei quase todas estas histórias... mas não estou levando adiante não.... temos médico na familia e ele se encarrega de acabar com estes mitos...heheheheheh
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  3. a da friagem tem um fundo de verdade porque o corpo, gasta mais energia pra se esquentar deixando ele mais propenso a contrair a doença no caso de aparecer o vírus.

    ResponderExcluir
  4. Essa do sorvete eu já sabia q minha mae nao me pegava. ahahah tomava do mesmo jeito (escondido)ahahaha

    ResponderExcluir
  5. Com relação à caxumba, melhor ler o que diz o site http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/caxumba.htm.

    Manoel

    ResponderExcluir
  6. Eu não costumo assustar minha filha, dos itens acima, a única coisa que solicito a ela é não ficar com a cara grudada na tela da TV. Quanto a mim, minha infancia.... eu acreditava que engolir chiclete era perigoso!

    ResponderExcluir
  7. Que Post Fantástico!
    Amiga SILVANA MARMO:
    Mais um ótimo artigo que você compartilha conosco e devo lhe confessar que dos dês itens, três eu pensava serem verdadeiros.
    Um texto que desmitifica velhos conceitos!
    Parabéns pela exaustiva pesquisa para poder nos proporcionar mais um post de qualidade!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  8. So esqueceu de explicar melhor a historia do "Se você tomar friagem vai ficar gripado!"
    O q costuma ocorrer eh q nos dias mais frios, as pessoas tomam banho quente e vao para ambientes frio (por falta de opcao). A troca de um ambiente quente (chuveiro) por um ambiente frio (friozim do inverno) faz nosso organismo aumentar a producao de cortisol q eh imunossupressor deixando nosso organismo fragil contra virus q temos contato sempre! a regra tbm vale pra galera q vive saindo do escritorio com ar condicionado e vai pro inferno do centro das cidades no verao! ou seja o estresse termico aumenta a producao de cortisol q diminui nossa imunidade e ficamos resfriados! =D

    ResponderExcluir
  9. Sobre entrar na piscina depois de comer:
    O que não se deve fazer é MERGULHAR, pois após as refeições o sangue estará concentrado no sistema digestório, diminuindo a pressão intracraniana (prova disso é que após o almoço nós sentimos sono devido à baixa oxigenação do cérebro). Como a pressão exterior aumenta embaixo d'água, mergulhar pode causar inconsciência e afogamento - o que transforma a mentira em meia-verdade.

    ResponderExcluir
  10. Bem, pode até ser, mas, ainda continuo achando que em tudo isso existe um fundo de verdade ... mesmo que seja raso.

    ResponderExcluir
  11. mto bom! sou obrigado mostrar pra minha mãe, ve se ela para de acreditar nessas lendas ahuaahuahua

    ResponderExcluir
  12. Minha Filha, com relação a dor de garganta e produtos que são ingeridos frios, você está errada, as temperaturas baixas como as altas irritam e queimam a pele dificultando a recuperação e ou agravando a enfermidade. Acho melhor você estudar as informações junto ao CRM antes de postar besteiras!!

    ResponderExcluir
  13. Jesus. Não posta besteira, a grande maioria dessas "10 mentiras" é verdade incluindo a do sorvete, a do mergulhar após as refeições e a do forçar a visão sem uso de lentes de correção, Por favor qual foi sua fonte? o seu cérebro?

    ResponderExcluir
  14. No caso do chocolate, nós mulheres quando entramos na fase da menstruacao perdemos uma vitamina que tem no chocolate!

    ResponderExcluir
  15. na verdade esse lance do chocolate e espinha de fato tem a ver mais nao diretamente. o chocolate que comemos e rico em gordura quando comemos chocolates nossass maos ficam engorduradas e ao passarmos a mao no rosto as gorduras passam a entupir os poros causando as espinha

    ResponderExcluir
  16. Cara, acho que a 1ª está meio errada! Pq o estômago é uma dos orgãos que mais precisa de sangue para acontecer a digestão... Se eu for tomar um banho de chuveiro com água morna ou quente parte desse sangue que irrigava a região abdominal vai desviar para a pele. Pois os vasos sangüíneos superficiais se dilatam para deixar passar o calor e esfriar o organismo. Ou seja, parte do sangue que deveria ajudar no processo digestivo migra para a pele. Consequentemente, o alimento permanece mais tempo no estômago e no intestino, podendo sofrer uma nociva fermentação provocada por bactérias e tal. AH, e lembrando que o cerebro já com pouco oxigenio devido a má circulação (pois boa parte do sangue está no sistema disgestório) aê vem você e toma um banho querendo que tenha circulação suficiente no estômago, no cerebro e nos vasos superficiais da pele... Sei não, penso que pode provocar até pequenos danos cerebrais. Mas em todo caso , digo: Mate-se logo!

    ResponderExcluir
  17. Ah, esqueci de dizer que, mesmo assim parabéns pela iniciativa! Desculpe-me se fui crítica, só não achei legal aconselhar as pessoas quebrando um conselho antigo. Pois se o mesmo já está a muito tempo na boca das mães, penso eu que alguma coisa existe por trás disso. Vai que alguém na história morreu tomando uma banho depois de almoçar?! :)

    ^^

    ResponderExcluir
  18. E aquela: se engolir caroço da jaboticaba, nasce na sua barriga o pé da fruta?

    kkkkk

    Delícia de post!

    ResponderExcluir
  19. Adorei, é a pura verdade, pelo menos 80% da lista filhos já ouviam das mães, é que na ânsia de que nada de ruim aconteça rsrs, exageramos.

    ResponderExcluir
  20. Rafaela disse...
    leia oq vc escreveu!

    "as temperaturas baixas como as altas irritam e queimam a pele dificultando a recuperação e ou agravando a enfermidade"

    Ou seja nao causam, podem piorar, em momento algum disse q nao piorava ou agravava! Apenas afirmei e volta a afirma q nao EH CAUSA!

    nao sao causas, CRM nao ensina nada! pesquise artigos cientificos de otorrino e veja qm ta falando besteira!

    ResponderExcluir
  21. eu sou uma filha e minha mãe conta tudo iiiisssoooo! agora vou falar com ela que isto tudo é mentira pura purinha!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo carinho do comentário.
Volte sempre!
Silvana Marmo